quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Show de Truman

Nesse mundo em que estamos, a confusão entre o real e a ficção é cada vez mais comum. Assim como a troca e inversão de valores. De repente nos olhamos no espelho e vemos vultos vazios, que se preocupam mais com a vida alheia do que com a própria e acreditam que assistir relacionamentos humanos pela televisão é muito mais oportuno do que dizer bom dia ao vizinho, quando o encontra na saída de casa.

No filme “Show de Truman” é possível ter uma visão bem clara disso tudo. Truman, o protagonista interpretado brilhantemente por Jim Carrey, é a peça principal de um reallity show. Nasceu em uma cidade cenográfica, onde tudo é programado para acontecer. Seus vizinhos, amigos, colegas de trabalho e até mesmo sua esposa são atores contratados. Truman é o único ali a não saber que está sendo filmado, vigiado, manipulado.

A pior parte de assistir a esse filme é, ao final dele, perceber como tudo aquilo é real. Como nada ali passado é muito longe da verdade em que vivemos.

Aqui, nesse “mundo real”, enlouquecemos quando não podemos acessar à internet. Exatamente como aconteceu aos expectadores do programa de Truman, quando o mesmo saiu do ar por algumas horas. Não sabia-se o que fazer, como agir, o que pensar...

É assustador perceber o quanto somos manipulados, como somos todos os bobos da corte nesse castelo de cartas que não pretende nunca desabar.

Resta-nos esperar apenas que algum dia tenhamos o mesmo final que Truman teve: Abrir os olhos, perceber o que acontece ao nosso redor, e fugir desse show de horror. Resta-nos torcer para que a “ficção”, que é o filme, ajude a transformar a “realidade”, que é a nossa vida.

Um comentário:

  1. Isso se chama "simulacro" do real. Ele está vivendo no simulacro, de acordo com a Chauí. Informe-se melhor :)

    ResponderExcluir