sexta-feira, 7 de maio de 2010

Para evitar a fadiga

Quem se lembra dessa frase clássica do Jaiminho, o carteiro do Chaves?

Jaiminho era o típico personagem marcante, mais um que provocava risos constantes, fazia rir só por aparecer. Confesso que por algumas vezes, ele me irritou. O bordão “É que eu quero evitar a fadiga” me intrigava, quando eu ainda não sabia o significado da palavra. Lembro de assistir ao seriado, quando menor e pensar “Mas o que é essa tal de fadiga que ele tanto quer evitar? Ele é bobo???”.

Muito bem, começando pela definição. Segundo o Dicionário Priberam Online:

fadiga - s. f. 1. Cansaço que resulta de um esforço qualquer; 2. Trabalho árduo.

Jaiminho deixava de fazer o seu trabalho para evitar a fadiga. Mas… Será que a fadiga deve ser evitada em cem por cento dos casos?

E a preguiça? Certeza que é tão ruim assim?

Vejam bem, antes que comecem com o discurso: Só faltava essa, a menina que acorda ao meio dia tinha mesmo que defender a preguiça. Acompanhem o meu raciocínio e percebam que não é bem isso que eu estou querendo dizer. 

Ter preguiça, evitar a fadiga, não são de todo ruins em alguns casos.

Não defendo em hipótese alguma, apesar de praticar muitas vezes, a preguiça no sentido de: Vou deixar isso pra depois, pois estou com preguiça agora. Mas defendo, sim, a preguiça no sentido de não se esforçar mais para algo que não vai levar a lugar nenhum.

Ter preguiça pode ser bom para evitar ouvir alguma coisa  ou não insistir mais em um determinado assunto que simplesmente não valham mais a pena.

Exemplos mais práticos? Tenho preguiça de ouvir pessoas que reclamam da política e não fazem absolutamente nada para tentar mudar. Tenho preguiça de insistir na resolução de problemas nas minhas relações (humanas em geral, não só amorosas, amigáveis ou familiares) quando eu percebo que a outra pessoa não está tão disposta a solucionar o problema quanto eu. 

Defendo a preguiça como agente de prevenção contra os murros em ponta de faca.

Vocês já perceberam como, muitas vezes, as soluções vêm justamente quando deixamos tudo para lá e paramos de nos preocupar? Então! Por que não se permitir um pouco de preguiça? Por que não tentar evitar um pouco da fadiga?

Sou defensora da preguiça também como agente preventor da teimosia.

Não precisamos insistir tanto, resistir tanto. Às vezes o ideal é mesmo deixar passar, não se desgastar com algo que invariavelmente o tempo vai resolver mais pra frente.

Sejamos um pouco preguiçosos, de vez em quando. Sejamos um pouco Jaiminho. Tudo se acerta, no fim das contas…

 

Aspirante ouve: Detonautas Roque Clube – Soldado de Chumbo (música maravilhosa, que descobri poucas horas atrás. Melodia, voz e sonoridade deliciosas).

 

Obs: Recebi alguns comentários sobre as palavras em negrito que apareceram no post passado. Há uma enquete sobre isso, logo ali, no canto esquerdo. Se vocês puderem não evitar a fadiga e respondê-la, a Aspirante agradece :)

3 comentários:

  1. Sua enquete está ótima, e será que imagina qual opção eu marquei? kkk
    Adoro o que escreve e adoro quando escreve, continue assim, sempre...
    Hahaha se der voto na enquete do nosso blog tb, http://filhosdumapauta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faz dias q esse post está no meu reader esperando pra ser lido e tenho q dizer: suas palavras não poderiam ter chegado em melhor hora.

    Acho q td q preciso pra hj é um pouco dessa preguiça. Vlw pela dica, Ie.

    Bjocas

    ResponderExcluir