quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sobre narizes tortos e música sem pré-conceitos - parte 1

Afinal de contas, qual é o problema em gostar de algo que está no topo das paradas? E em gostar de um artista que tem dezesseis anos e que faz as meninas gritarem? Por que eu não posso gostar de uma banda que fala de amor e devo preferir a que fala de álcool e drogas?

As pessoas levantam tantas bandeiras contra o preconceito, cospem em “qualquer tipo de discriminação” e aí vão e, vejam vocês, fazem igual.

Alguns apóiam as cores do arco-íris e criticam as bandas com visual colorido. Outros, dizem que gostam de música mas se recusam a ouvir o artista do momento… Simplesmente por ele ser o artista do momento.

Não vou ser hipócrita e dizer que nunca fiz igual. Pelo contrário, já fiz. E muito, diga-se de passagem. Mas hoje em dia, a minha necessidade de música chegou em um nível que não me permite simplesmente virar a cara para alguma coisa sem, antes, dar pelo menos duas chances.

Eu estou escrevendo esse post enquanto ouço Justin Bieber (e é agora que boa parte das pessoas vai simplesmente rir de mim, fechar o blog e nunca mais entrar aqui para me ler, mas tudo bem), e foi exatamente ele que me “inspirou” a escrever aqui hoje. É um assunto que eu queria falar há realmente bastante tempo.

Tenho realmente muita vontade de entender: Qual é o problema com o menino? Quem critica já parou para escutar de verdade? Tudo bem, o som pode não fazer o seu gosto, pode não ser do seu agrado. Mas isso é completamente diferente de falar “Isso é uma porcaria, pelo amor de Deus”. Não gostar é diferente de não ter qualidade.  Se não tivesse qualidade, não chegaria onde chegou e não seria respeitado por quem é respeitado.

Nós não podemos classificar algo como porcaria pelo simples fato de não ser do nosso gosto. Não é justo.

Isso se aplica muito bem a uma quantidade infinita de outros assuntos, dos mais superficiais aos mais complexos. Mas existe uma frase que diz o seguinte: Seja a mudança que você quer ver no mundo. E é exatamente isso. Para uma mudança maior, devemos começar pelo menor.

Por isso decidi usar a música. Se aprendermos a parar com os pré-conceitos musicais, podemos muito bem evoluir  e parar com os maiores pré-conceitos.

E é isso. Eu poderia passar o resto do dia citando exemplos de coisas que eu gosto e sou criticada por gostar - imaginem a quantidade de gente que deve rir de mim quando eu falo que ouço Justin Bieber, Zé Ramalho, minha banda favorita é Linkin Park e que Pink Floyd é, na minha opinião, a maior banda de todos os tempos.  Mas acredito que vocês já entenderam o que eu quis dizer.

É importante respeitar, dar uma chance. De repente até podemos ser conquistados por algo que nunca imaginávamos que nos conquistaria…

Em breve, a parte 2 desse assunto. Outra vertente que tenho vontade de falar há muito tempo. E aí então eu prometo me controlar e escrever sobre algo fora de música, rs.

Até breve, queridos leitores.

 

Aspirante Ouvindo: Justin Bieber - “Love Me” (essa música usa o refrão da música “Lovefool”, da banda The Cardigans. Simplesmente maravilhoso).

5 comentários:

  1. Olhaaa , até eu ja fui assim no começo, mas hoje importo apenas se a música me passa algo bom, algum sentimento, não importa quem estiver cantando.

    ResponderExcluir
  2. Por isso que eu ouço Bonde do Rolê e AC/DC ao mesmo tempo 8D

    ResponderExcluir
  3. Essa é a diferença entre não gostar e desrespeitar..A meu ver, ao quebrar nossas próprias barreiras permitindo-nos conhecer coisas novas, coisas que outrora jamais pensaríamos em apreciar, evoluímos, expandimos nossa mente e entramos em contato com mais uma parte do Mundo. Arrasou xD ♥

    ResponderExcluir
  4. Minha linda Ieska...mais uma vez você mostra sua personalidade, sua força e atitude.Adorei o post, concordo com você em absolutamente tudo o que escreveu. Temos que estar sempre abertos ao novo, pois só assim caminhamos para a frente. Um grande beijo! Nota: meu blog Mais que o Acaso foi, digamos, "hackeado".Mudei de endereço e nome, anote: marjozinha.blogspot.com O Conteúdo mantive o mesmo! Beijo e apareça por lá! Ah! Prepare-se para começar a escrever no Tendencinhas.blogspot Vou enviar o convite!

    ResponderExcluir
  5. puta merda ieska vc escreve mto mano

    ;DD


    mando mto
    aqui é o alexandre q estudava no guedinho lembra?

    ;@@@@ beijoo

    alexandre.hollanda@hotmail.com

    ResponderExcluir