quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Então vamos começar 2010!

Antes de mais nada, acredito que devo cumprir com a etiqueta estipulada para essa época do ano e desejar Feliz Ano Novo a todos vocês! Que 2010 seja um ano muito bom para todos nós.

Eu gostaria de ter escrito um post de Natal, no estilo do que eu fiz ano passado, mas a ideia veio um pouco tardia à minha mente… De modo que eu só pensei nela, no dia 25. Acabei deixando pra outra hora e, por fim, pareceria absolutamente incoerente fazer um post de Natal depois do Natal. E então eu pensei em fazer um sobre 2009… Mais uma vez deixei pra outra hora e deixei passar.

De qualquer modo, a verdade é que, como a grande maioria das vezes, decidi vir aqui sem saber exatamente o que escrever. Só me deu muita vontade de vir… E está mais do que na hora de começar a registrar esse ano, não é mesmo?!

Às vezes eu fico com um pouco de medo de escrever coisas aqui e acabar transformando esse blog num diário bobo, sem conteúdo interessante algum para os leitores. E então eu me pego pensando no subtítulo do blog: O Diário de Bordo de Uma Futura Jornalista. Diário de Bordo… Pelo menos na minha cabeça, isso significa que eu devo registrar pensamentos aqui também… Enfim, devo estar sendo incoerente. Esqueçam isso.

Bom, como vocês podem ver, isso é uma coisa que eu definitivamente preciso mudar em mim. Eu nunca consigo seguir uma linha até o final em um texto. São ideias demais, caminhos demais… Eu tenho vontade de pegar todas as ideias, seguir todos os caminhos e… O resultado é um texto incoerente que eu não gosto e tenho vontade de explodir. Ok, estabeleço aqui a minha primeira meta oficial para 2010: Aprender a não ser tão incoerente. Certo, eu posso fazer isso.

Agora vamos falar um pouco sobre 2009? Vamos. Porque eu não vejo modo de começar um ano sem antes fazer o balanço do ano interior.

2009 foi um ano absolutamente diferente de tudo o que eu já havia vivido desde então. Foi o ano que eu comecei a acordar para o mundo. Comecei a aprender sobre coisas que eu sempre gostei, mas nunca tive exatamente a motivação para ir aprender mais sobre. E eu não me refiro só à faculdade, não mesmo!

A verdade é que eu sempre fui daquele tipo de pessoa que não via possibilidade de se divertir estudando. E eu sou uma pessoa que preza muito a diversão. Isso com certeza explica as péssimas notas durante a escola…

E então veio 2009. Com a lição de que eu posso SIM me divertir MUITO estudando. E com isso, me veio a sede de aprender. Aprender sobre tudo o que eu sempre gostei, tudo o que eu sempre vivi… Eu suma, foi um ano intelectualmente muito produtivo.

A minha maior descoberta de 2009 foi dentro da faculdade. Aprendi que posso ser uma boa aluna. Aprendi que posso falar bem em público e aprendi que as pessoas vêem em mim uma líder. Isso me assustou muito. Eu nunca fui líder de nada. E eu sempre admirei muito aquelas pessoas que sabiam liderar. Essa talvez também seja uma boa meta a traçar para 2010: Lidar melhor com as situações em que me posicionam como a líder.

Agora, pessoalmente falando, nesse ano que passou, eu aprendi que devemos ter muito cuidado com aquilo que desejamos nos finais de ano para os anos seguintes. Em 2008, eu desejei colher em 2009 os frutos de tudo o que eu plantei durante o ano. E eu colhi. E não foi nada legal.

Eu colhi frutos plantados por uma Ieska completamente diferente do que eu sou agora. Com metas diferentes, desejos diferentes, mentalidade diferente… E isso me gerou tantos problemas, tantos conflitos e tantas confusões!

Eu classifico 2009 como o ano dos melhores e dos piores momentos da minha vida até agora. Senti as melhores e as piores emoções, cultivei os melhores e os piores sentimentos (esses últimos foram os responsáveis por um final de ano emocionalmente nada agradável)… Mas de modo geral, cada pequeno momento valeu a pena. Mais do que qualquer um dos 18 anos anos anteriores. Eu soube aproveitar tudo. Soube tirar lições de tudo.

Agora, para 2010, eu não vou desejar colher os frutos que eu plantei em 2009. Simplesmente porque foi tudo tão novo e tão diferente que eu não tive a oportunidade de plantar… Só pude arrumar sementes. Muitas sementes. E para esse ano que está começando agora, eu desejo sabedoria para escolher muito bem quais sementes eu devo plantar.

É o ano que eu quero me aplicar mais ainda nos estudos. Quero aprender, aprender, aprender! Quero produzir, quero crescer mais ainda! Quero ser uma pessoa legal de se conversar, de se conviver… Coisa que eu não soube ser durante todo o ano passado. Quero ter mais jogo de cintura… Saber lidar melhor com as situações que aparecerem…

Quero ter menos preguiça, também. Tenho ideias legais todos os dias, toda hora, mas a preguiça sempre fala mais alto e eu deixo passar. Principalmente nesse blog. Eu espero encher isso aqui de boas ideias, bons textos e agora que eu acredito ter encontrado um bom editor de posts, pretendo até produzir outros tipos de conteúdos para colocar aqui.

E por fim, eu termino esse post com o mesmo que eu disse no final de 2008. Que esse ano seja muito melhor que o ano passado, mas não tão bom quanto o próximo vai ser.

Feliz Ano Novo, para todos nós.

Obrigada por estarem aqui acompanhando os devaneios incoerentes dessa aspirante maluca que vos fala. Obrigada mesmo.

2 comentários:

  1. Megaboga! Excelente balanço do seu ano! Espero mais uma vez estar junto de ti durante este que se inicia! ^^

    ResponderExcluir
  2. Têm pouco tempo que começei a ler seu diário de bordo mas tô achando massa!!
    Tô adorando lê o que essa menina escreve =D

    ResponderExcluir