terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sobre o tempo, as circunstâncias, o morar e o visitar

Depois de um belo final de semana em Bauru, tive a prova definitiva sobre algo que eu andava matutando desde que me mudei para Jaú: As impressões de um morador de uma cidade são completamente diferentes das de um visitante, principalmente quando este visitante já foi morador de longa data desta mesma cidade.

Quando eu morava na terra do sanduíche, como é conhecida a não-mais-tão-pacata Bauru, tudo, eu disse absolutamente tudo, nela me incomodava. As ruas esburacadas fazendo com que eu me sentisse uma mistura de leite com sorvete e castanhas num liquidificador, sendo batidos para virar milk shake me irritava e causava constantes dores na coluna (além das habituais), o fato de não ser possível andar dois quarteirões sem ver pelo menos um rosto conhecido me dava a sensação de estar sendo vigiada a todo instante, a falta de opções de entretenimento me fazia detestar meus pais pela “ideia de girico” de terem se mudado para o interior, anos atrás... É. Tudo em Bauru me irritava.

E então eu me mudei para Jaú. O asfalto é liso, eu não conheço ninguém além dos meus colegas de faculdade eeee... É uma cidade onde com menos opções de entretenimento do que Bauru, o que, para uma nerd (pois é, em Jaú me acham nerd... Em Bauru as pessoas mal acreditam que isso pode ter acontecido), tudo bem – eu tenho um computador só pra mim, entretenimento garantido e ilimitado.

Foi então que, logo na minha primeira visita à Bauru, eu comecei a perceber que praticamente TODOS os meus pensamentos ruins sobre Bauru se tornaram... Bons pensamentos sobre Bauru. As ruas esburacadas, agora, me trazem a sensação de estar em casa, assim como as pessoas conhecidas em cada esquina e, bem, Bauru parece Vegas se comparada a Jaú.

O que eu quero dizer é que, de fato, existe uma diferença muitíssimo grande entre morar e visitar. É muito aquela parada de só dar valor a algo quando perdemos misturada com a de não valorizar aquilo que temos à mão toda hora.

E o que eu quis dizer com tudo isso é que as circunstâncias e, principalmente, o tempo são capazes de mudar nossas percepções, nossas opiniões, nossos gostos, enfim. Hoje eu sou absolutamente apaixonada por algo que eu odiei por anos na minha vida e isso é... Absolutamente maravilhoso.

Agradeço ao tempo por isso :)

4 comentários:

  1. O tempo é nosso aliado, "o tempo todo", minha Linda, só precisamos nos juntar a ele.
    Eu não tenho saudades de Sampa...

    ResponderExcluir
  2. Super quoto isso. Sei exatamente como é. Morei em Livramento até os 14 anos, depois me mudei pra Floripa e agora tô aqui. Apesar de ter me mudado para uma cidade maior antes de vir pra cá, eu sinto falta da minha cidade "média" - porque se comparar Livramento com Rosário do Sul, é muito pequeno - mas ainda assim, gosto dessas coisas minúscula aqui.
    Acho que essas experiências de mudanças são sempre válidas.

    Adorei o texto, Iêiê *-*'

    ResponderExcluir
  3. Há 11 anos mudei-me de sampa direto pra Jaú, coincidentemente ainda considero de "giríco" essa idéia do meu falecido pai de sair da Vila Mariana com tantos museus, bibliotecas, cinemas, casas de show, pessoas que nem conhecia mas que me davam bom dia de graça e etc...

    Apesar de já estar em Jaú a 11 anos só fui conhecer a terra do sanduba anos após ter migrado pro "Interiô", e confesso que o sentimento breve de noustaugia tomou conta de mim. Adoro correria, gente tendo que resolver coisas, gente querendo crescer na vida, trabalhar. Jaú é muito morta, até os pássaros são lerdos e acordam tarde, a cidade eu confesso que acho um charme, casarões antigos e toda a história de minha família está aqui, porém sua geografia é um tanto incômoda pra um cara feito eu que costumava ir da Vila Mariana até a Theodoro Sampaio de bike.

    Já são 11 anos aqui e ainda não me acostumei com jeito das pessoas, adoro a cidade, mas acho que jamais vou me acostumar com as pessoas daqui. Sinto falta da poluição e das avenidas esburacadas, sinto falta do barulho chato dos aviões se preparando pra pousar em congonhas.

    Parabéns pelo texto!
    Até dia 01/02 na facur!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Bauru parece Vegas se comparada a Jaú?
    Ta mais p Grande Canyon...

    ResponderExcluir