sábado, 24 de outubro de 2009

Falta de moral: A verdadeira degradação


Delinquencia juvenil, uso de drogas, prostituição, falta de moradia, de saúde e de saneamento básico – esses são alguns dos fatores mais citados quando o assunto é a chamada Degradação Social.

Crianças que são forçadas a viver nas ruas, atrás de uma moeda ou uma migalha de pão, adolescentes que se vêem sem alternativa alguma além a de vender o seu próprio corpo para conseguir algum di-nheiro. Famílias desestruturadas, pessoas que já se consideram sem dignidade alguma... Mas será que esses são mesmo os melhores exemplos para definir a Degradação Social? Será que são mesmo esses os maiores problemas sociais da atualidade?

E quanto àqueles senhores de terno e gravata que preferem tapar seus olhos diante de um pequeno pedindo esmola no sinal? E quanto àquelas senhoras com suas bolsas e sapatos de grife que atravessam a rua “com medo” de uma pessoa dormindo na calçada?

Parece bonito ver pessoas dizendo que seus maiores desejos são a paz mundial e a extinção completa da fome no mundo, mas, quando analisamos com mais atenção, percebemos que a maior parte desses indivíduos nunca realizou um trabalho voluntário ou ajudou uma instituição ou família carente.

A verdade é que grande parte das pessoas apontadas como degradantes e sem dignidade têm valores muito mais importantes do que a maioria daqueles que têm o que comer e onde dormir todos os dias. A verdade é que vivemos em uma hipocrisia sem fim. Onde gritamos contra a desigualdade, mas não fazemos nada para combatê-la. Onde preferimos sorrir para a câmera a abrir os olhos para a realidade. A grande verdade, é que a pior das degradações que pode haver é a Moral e, essa, é o que temos de sobra hoje em dia.

----------------------------------------

Estava bastante receosa a respeito de postar esse texto aqui. Tanto, que esperei a nota dele chegar, pra ver se postava ou não...

Bom, como receber um "seu texto está impecável" de uma professora doutora não acontece todos os dias, acho conveniente compartilhar com vocês essa matéria que produzi para a aula de Sociologia!

Comentários e opiniões são muito, muito bem-vindos!



3 comentários:

  1. Nem preciso dizer nada, preciso?

    Parabéns, baby.

    ResponderExcluir
  2. Minha Querida!
    O seu nível de consciência sempre se faz notar por suas posições frente a qualquer assunto atual. Seu texto só faz referendar sua inteligência e um profundo olhar, aguçado por uma percepção refinada.
    Parabéns, Docinho.
    Dady orgulhoso

    ResponderExcluir